História


História da Energia

Ernest Rutherford, o descobridor do núcleo atômico, já sabia que estes poderiam ser modificados através de bombardeamento com partículas rápidas. Com a descoberta do nêutron ficou claro que deveriam existir muitas possibilidades dessas modificações. Enrico Fermi suspeitava que o núcleo ficaria cada vez maior acrescentando nêutrons. Ida Noddack foi a primeira a suspeitar que "durante o bombardeamento de núcleos pesados com nêutrons, estes poderiam quebrar-se em pedaços grandes, que são isótopos de elementos conhecidos, mas não vizinhos dos originais na tabela periódica"
A fissão nuclear foi descoberta por Otto Hahn e Fritz Straßmann em Berlim-1938 e explicada por Lise Meitner e Otto Frisch (ambos em exílio na Suécia) logo depois, com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.

A primeira reação em cadeia foi realizada em dezembro de 1942 em um reator de grafite de nome Chicago Pile 1 (CP-1), no contexto do projeto Manhattan com a finalidade de construir a primeira bomba atômica, sob a supervisão de Enrico Fermi na Universidade de Chicago.

Fontes:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear



Relação da Revolução Industrial com as

Fontes de Energia
Revolução Industrial:

A Revolução foi a substituição do trabalho do homem pelas máquinas, causando um grande número de desempregos, mas também uma evoluçao na industria. Gerando mais lucros, pois nao havia necessidade de pagar funcionarios para determinadas ações. E ao longo dessa Revolução, foram sendo descobertas novas fontes de energia e, com isso, inovações nas maquinas foram acontecendo, causando a primeira, segunda e terceira Revolução Industrial.

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
Teve como berço a Inglaterra, devido aos seguintes ocorridos:
* Acumulo de Capital proveniente do mercantilismo e do colonialismo;
* O Estado sob controle da burguesia;
*Grandes reservas de carvão mineral e minas de ferro;
* Matérias primas vindas da colônia;
*Mão-de-obra em excesso.
A maior novidade da Revolução Industrial foi a criação de máquinas movida a vapor. A energia que era produzida pelo vapor criou condições para a nova atividade se desenvolvesse. Essas invenções impulsionaram a industria têxtil que era uma das principais atividades desse período. Nessa primeira fase o carvão teve uma enorme importância como fonte de energia, o que explicava a localização de das primeiras industrias perto das bacias carboníferas.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

O que mais se destacou foram as fontes de energia, petróleo e elétrica. Deu-se o inicio no ano de 1860 nos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Japão, França e Canada. Ocorreu também a transformação de ferro e aço. Teve como principais industrias a metalúrgica, siderúrgica e de automóveis.

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

Caracterizada pelo uso da energia nuclear e das chamadas ''energias alternativas", pela a criação do computador as máquinas foram bastante aprimoradas, principal fonte de energia a elétrica. Iniciou-se no na metade do século XX e teve como principais indústrias a robótica, de telecomunicação, informática e genética. Começou nos Estados Unidos, Japão e Alemanha.

Atualmente os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear, porém os países mais dependentes da energia nuclear são França, Suécia, Finlândia e Bélgica. Na França, cerca de 80% de sua eletricidade é oriunda de centrais atômicas.

No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a desenvolver o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. O país possui a central nuclear Almirante Álvaro Alberto, constituída por três unidades (Angra 1, Angra 2, e Angra 3). Está instalada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, apenas Angra 2 está em funcionamento.

Essa fonte energética é responsável por muita polêmica e desconfiança: a falta de segurança, a destinação do lixo atômico, além da possibilidade de acontecerem acidentes nas usinas, geram a reprovação da utilização da energia nuclear por grande parte da população.
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. Estudos mais aprofundados devem ser realizados sobre essa fonte energética, ainda existem vários pontos a serem aperfeiçoados, de forma que possam garantir segurança para a população.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário