Química

Energia Nuclear


Energia nuclear consiste no uso controlado das reações nucleares para a obtenção de energia para realizar movimento, calor e geração de eletricidade.

 Uma das principais utilizações da energia nuclear é a geração de energia elétrica. Em um reator de potência do tipo PWR, como os reatores utilizados no Brasil, o combustível é o urânio enriquecido cerca de 3,5%.

O urânio encontrado na natureza, que contém apenas 0,7% do isótopo 235U, deve ser processado (‘enriquecido’) para que essa proporção chegue a 3,5%. Em reatores de pesquisa ou de propulsão o enriquecimento pode variar bastante. Para a confecção de bombas nucleares, é necessário um enriquecimento superior a 90%.



Comparando a Energia Nuclear com as Energias que Visitamos:


Nuclear:

A energia nuclear gera uma energia limpa, já que não emite CO2, é de ótima qualidade. Contudo, deixa muito lixo atômico, seu custo de instalação é altíssimo( que traz inviabilidade para muitas construções dede usinas nucleares), exige matéria prima escassa no mundo e é um equipamento perigoso pela possibilidade de vazamento.

A fissão nuclear não é renovável e gera lixo radioativo, porém a fusão nuclear é praticamente inesgotável, e é considerada limpa, e essa com certeza é a maior candidata para a energia do futuro sendo já aprovada, mas ainda não está pronta.

A utilização da energia nuclear vem crescendo a cada dia. A energia nuclear é uma das alternativas menos poluentes permite adquirir muita energia em um espaço pequeno e instalações de usinas perto dos centros consumidores, reduzindo o custo de distribuição de energia.

 Termoelétrica:

A energia termoelétrica faz uso de combustíveis poluentes, polui também durante a combustão (como nitrogênio e gás carbônico) e possui elevados gastos no uso de combústíveis. Porém as termoelétricas fazem uso de combustíveis armazenáveis e tem a possibilidade de sincronizar com outras fontes.

 Eólica:

A energia eólica é a mais limpa do planeta (não emitem poluentes), é renovável e não exaure recursos naturais em seu uso e tem custo reduzido em relação a outras opções de energia. Apesar do custo dos geradores eólicos ser alto, a energia do o vento não custa nada como insumo e as plantas eólicas se pagam em curto prazo. Mas as fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais: além de alterar paisagens com suas torres e hélices, podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Também há a emissão de de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo e podem interferir na transmissão de televisão.

 Biomassa:

A biomassa se destaca pela facilidade de armazenamento, conversão e transporte. As vantagens do uso da biomassa na produção de energia são o baixo custo, o fato de ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão. Embora a utilização de biomassa como fonte de energia traga fantásticas vantagens, é importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas.


Fontes:

- http://www.coladaweb.com/geografia/fontes-de-energia/energia-nuclear



Nenhum comentário:

Postar um comentário